terça-feira, 27 de outubro de 2009

Isso sim é "Reality Show".

Meus caros, o termo "reality show" é dado para programas de TV, que mostram reações humanas, em um determinado contexto, onde não há um script ou algo que pre determine como essa pessoa deva reagir. Resumindo, a pessoa entra para participar de um programa em um formato determinado, mas não será um personagem, mas somente ela mesma.
Dizem que esses show´s mostram como o ser humano vive de fato, quem é quem quando a vitoria e a derrota bate a porta do seu cotidiano, mostra como a pessoa lida com seus problemas e quais são as soluções, que ela arquiteta para sair de uma situação ruim e tudo isso tendo que lidar com pessoas, pois na realidade (reality) é assim.
Amigos, eu confesso que não sou muito chegado nesses tipos de show, não importando em qual formato eles estejam. As vezes pode se fazer alguma analise sociologico, antropologica, psicologica etc. Mesmo assim não tenho muito interesse e não chama muito a minha atenção.
Esse texto, quero me permitir determinar um novo conceito de reality show, esse sim de fato "reality", que graças as novas tecnologias portateis podemos assistir a esses episodios da vida real. (Daniella Cicarelli, flagrada tendo relações sexuais no mar, em praia da Espanha)

Essas cameras portateis, sejam elas em celular ou fora deles, juntamente com a internet, estão cada vez mais, tornando milhares de pessoas testemunhas oculares da vida real e das nossas anomalias socias. Toda semana temos levado um choque de realidade e tudo isso graças as milhares de cameras portateis espalhadas nas mãos de todo tipo de gente, que as levam para todo tipo de lugar.
O engraçado, é que tudo flagrado e documentado, assim podemos dizer, sempre aconteceu desde os tempos do seu avô e acontecerá também nos tempos do seu neto, pois tratando-se de humanidade, tudo pode-se esperar, independente da cultura ou do nivel de instrução ou social. Em alguns lugares menos favorecidos de instrução e recursos, as bizarrices e acontecimentos chocantes podem ser mais acentuados.
Falando do nosso país, infelizmente o quadro social do Brasil hoje em dia, dá margem a existencia de policiais que flagram a assaltantes matando um homem por miseras roupas e acessorios, e mesmo assim com o flagrante do ato, não fazem o seu dever. Não satisfeito, ainda abordam os bandidos apenas para roubarem os pertences que pouco antes eles haviam roubado, para depois de tudo, deixarem os assassinos irem embora na boa, andado. Será que eles estavam baseados naquela lei do "Ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos de perdão."?
Outro exemplo de policias despreparados, também foi flagrado em Santa Catarina.
Casos parecidos devem ter acontecido antes? Com certeza, inumeras vezes e todas as semanas, para não dizer todos os dias. Acontece que agora será comum a gente ter noticias e não satisfeito ainda ver como a noticia aconteceu de fato, pois alguem com certeza deve ter capturado as imagens.
A dissolução dessa tecnologia portatil só se deu de uns tempos para cá, por isso esse mar de coisas quando trazidos a tona, chocam a população. Esses tipos de flagras, só tendem a aumentar, como no caso dos dois jovens que praticavam sexo em um banheiro de uma escola publica, no Pará. Eu vi as imagens, que foram filmadas por um outro colega, que ainda instruia e meio que dirigia os dois parceiros.
Nada contra o sexo e sinceramente, não sou tão conservador de dizer, que o absurdo estava no ato sexual em si e nem na idade de ambos os jovens. Para mim o absurdo estava no local onde a coisa foi feita e também no terceiro integrante que estava gravando tudo. Esse tipo de coisa, deve ser mantida fora do ambiente de estudo ou perto de outros que aindam não estão preparados para tal atividade. Esse tipo de ato também deve ser guardado para si, visto que temos uma sociedade pessimamente preparada e mal instruida.
Em respeito a instituição e a seus colegas, ambos deveriam procurar um local adequado e nem ao menos terem documentado o ato.
Pergunto mais uma vez: Foi a primeira vez que aconteceu esse tipo de coisa, num ambiente escolar? Não, não foi e isso é mais comum do que se imagina. Eu que estudei em 12 escolas durante a minha vida, tanto escolas publicas como particulares, já tive acesso a relatos e historias muito piores que essas, que apenas não foram gravadas por nenhum meio.
Sobre a idade de ambos os alunos, esclareço que o meu ponto de vista é que cada um sabe a hora certa para iniciar a sua vida sexual, levando em conta que deve ser algo espontaneo e não forçado, seja por um grupo ou seja pela midia.
Isso já cabe aos pais e mestres a instruir os jovens a conhecerem melhor sua mente e seu corpo, para que não façam algo contra si e depois se arrependam.
Outro tipo de situação, que é velha, mas mesmo assim todo mundo que vê ainda se choca bastante, é a famosa briga de grupos rivais. Sejam eles da mesma escola, sejam de jovens de escolas diferentes ou até mesmo jovens que agridem somente um individuo, por se acharem melhores e com isso praticam o bullying, para se auto promovorem as custas dos outros, ditos indefesos.
Esse semana, mais uma vez um video de violencia na escola ou nas proximidades dela, praticadas por alunos, repercutiu fortemente nos meios de comunicação. Como disse, com 12 escolas de bagagem, eu já vi esse tipo de coisa até dizer chega.
E novamente eu pergunto: Foi a primeira vez? A resposta, qualquer pessoa que passou pelo menos um semestre numa escola, já sabe e já deve ter visto.
Eu sinceramente, não me choquei, não porque sou frio, mas porque casos parecidos, eu já tinha visto ou ouvido antes.
Se não me choca, posso afirmar que isso me revolta. Conformista eu me recuso a ser, mas impressionado, confesso que dificilmente serei.
Com esses novos dispositivos e tecnologias portateis, veremos aos montes meus caros, mais e mais casos absurdos de coisas boas e ruins.
Elas sempre aconteceram, a diferença é que agora temos que estar preparados para sermos testemunhas.
Quem aqui não gostou de ser testemunha de um caso, onde uma maluca desequilibrada, vai no meio da madrugada em frente a um predio, pedir aos berros e insultos a um morador chamado Pedro, o seu chip de volta.
Em 2008 a reporter da ESPN americana, Erin Andrews foi flagrada e teve sua liberdade e integridade comprometida, depois que um tarado a seguiu e a filmou nua em seu quarto de hotel, no Tenesse. O rapaz que fez as imagens foi condenado e preso, semanas atrás.
Talvez, isso seja bom, para mostras as pessoas a realidade, seja ela bruta ou bizarra, comica ou tragica. O que de fato acontece na vida e nas ruas, muitas vezes da amargura. A hipocrisia pode acabar e as pessoas começarem a olhar situações reais e com isso buscarem soluções reais, inves de ficarem ligando pra votar nos artistas de midia, criados pelos reality shows, com seus pseudos problemas.
Nesse novo BBB tome cuidado a cada dia, pois no paredão o proximo pode ser você.



NOTA: No intervalo de um dia, em que eu escrevi esse texto, as nossas cameras espalhadas Brasil a fora, flagraram mais um comportamento ignorante por parte da nossa sociedade. Foi em uma universidade particular de São Paulo, onde uma aluna foi hostilizada por ter ido com um traje, supostamente, muito descolado. Vejam que ela sentiu na pele, o que é ser um criminoso sofrendo sanções sociais pelo seu "crime"!
Video:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre:

Minha foto
Alguem que expoe pensamentos, que as vezes precisam ser arquivados. Blog dedicado a isso.