quinta-feira, 11 de junho de 2009

Anistia ou hipocrisia?


Algumas pessoas não são chegadas a discutir religião. Outras tentam, mas não convencem. Vos digo que discutir religião é preciso. Todo homen que se preze, tem que questinonar esses meios religiosos e também os politicos. O problema de quem se recusa a discutir religião e politica é porque é governado por quem gosta e nunca se recusa a discutir tais assuntos, mesmo sendo esses polemicos.
Enfim, venho aqui começando esse assunto, sobre religião, porque falarei algo que me veio a mente, que soa meio estranho inclusive para mim mesmo, mas que vou expor.

Estava pensando, o quão simplista é um cristão apostólico romano, falar que apesar da igreja ter matado milhões ao longo da historia, e ter se omitido perante centenas de injustiças promovidas por governos, imperios e até atrocidades cometidas por ela mesmo, a mesma igreja já pediu desculpa a humanidade por atos inconvenientes.
Tudo bem, não tenho religião, mas ainda creio que rancor não se deve guardar e perdoar falhas alheias, devem ser valores levados para a vida de um homen, seja ele quem for.
Mas o ponto está aí. Todos perdoaram a igreja e não imporam sanção alguma para a mesma, deixando-a impune ao longo da historia e aceitando um mero pedido de desculpa. Não se deve guardar rancor, mas tambem não se pode esquecer das malevolencias feitas. Está desculpado, mas pelo que vocês fizeram pessoal da igreja, tudo saiu muito barato.
Vos deixo a pergunta:
Se eu pegar uma arma, e sair fuzilando todo mundo que meu nariz apontar, no meio de uma via publica e deixar centenas de feridos, e dezenas de mortos o que iria acontecer?
Não quero nem imaginar o que fariam comigo. Porem, se eu disser que pedi desculpas e que isso não vai se repetir, porque realmente eu apenas tive um lapso de sanidade etc.
Nada vai mudar não é mesmo?


Vamos agora para algo mais abrangente, vamos entrar em um contexto historico, pois achei esse primeiro exemplo, muito do mesquinho.
Vamos falar de um regime, ditatorial, que não permitia pensamentos que fossem contra seus ideais, e que se descobrisse alguem que o contrariasse, esse alguem seria punido com a vida. Regime esse que sensurou milhares de pessoas ao longo dos anos, que destruiu milhares de obras, por simplesmente não concordar com os conteudos expressados nessas obras. Regime esse que centralizou o poder e acumulou muita riqueza e que criou de fato, uma panelinha de poder entre os seus lideres. Resumindo, regime esse que levou desgraça e morte a mihares, e apenas riqueza a alguns poucos.
Estou falando do Nazismo, mas se você tambem pensou na Igreja da epoca medieval, não é de todo mal, eu também me confundi certo momento, nessa descrição.
Pois bem, voltando ao tema nazismo, percebe-se claramente hoje, que todo ser humano, que conheceu minimamente seus terriveis metodos e meios de governar, tem uma algeriza enorme por esse tipo de ideologia e governo. Após a decaida do nazismo, todos os grandes responsaveis por seu regime impiedoso e rigido, que vivos ainda estavam, foram a julgamento por uma corte mundial, no famoso "julgamento de nuremberg". A maioria dos julgados, tiveram que pagar com a vida, seus crimes de guerra.
Volto a perguntar, se todos os nazistas, que ainda vivo estavam após a guerra, tivessem pedido desculpas por seus atos, e argumentassem que simplesmente estavam seguindo o que era conveniente na epoca que cometeram tais atrocidades, será que o mundo desculparia?
Tambem creio que não. Mas o mundo desculpou a igreja, que matou ao longo da historia, creio eu, tanto quanto ou pouco menos, que os nazistas. Entre cientistas, pensadores, bruxas, nativo americanos e guerras santas, a igreja tem uma marca tão vexaminosa quanto um dos piores grupo já existentes na historia.
Mas hoje ainda acumulam prestigio com muitos e não satisfeito ainda possuem voz ativa.
Enfim, vai entender.

Deixando claro que não estou querendo dizer, que os praticantes do catolicismo são pessoas maleficas, até porque o partido nazista tambem tinha membros, que não eram maldosos.
Estou apenas querendo mostrar que o senso de justiça historicamente, é pessimo. Pra você ser alguem decente, não basta apenas ser honesto. A honestidade e a bondade ainda não são o suficiente para salvar uma sociedade. Infelizmente senso de justiça não vem com todas as pessoas, e dificilmente é desenvolvido.
Com isso muitas pessoas boas e honestas, ainda são pegas servindo um grupo que quase nada fez pela humanidade ou que mais atrapalhou do que ajudou.

Pense aonde está pisando, quando criticar o grupo etnico ou ideologico de alguem, pois o seu pode ser sustentando mais por hipocrisia, do que por fatos historicos relevantes em pro da humanidade. Critica-se muito quem só destruiu a vida humana, mas a maioria das pessoas segue algo o qual quase nada somou ao mundo, e que vive literalmente de desculpas.

Um comentário:

  1. Assino embaixo!!Qualquer forma de pensamento exercido de forma redical nao é algo que se possa considerar como uma justiça temporal, ou seja, em um determinada época.A igreja teve seu tempo, Hitler tambem, quem será o proximo?
    Se que fazer algo justo, repense esse conceito a cada minuto.Se nao conseguir, é melhor treinar, pois somente assim é que mudamos o mundo em que vivemos.Lembrou uma frase mencionada no anime"Full Metal Alquemist":
    "Um é tudo, tudo é um"

    ResponderExcluir

Sobre:

Minha foto
Alguem que expoe pensamentos, que as vezes precisam ser arquivados. Blog dedicado a isso.