quinta-feira, 11 de junho de 2009

Inversão de valores: Esporte x Arte

Ao longo de um tempo ao presenciar eventos esportivos e artísticos, venho me deparando com uma imensa inversão de valores dos integrantes de ambas as partes.
Os valores que deveriam ser procurado nos esportes, veem sendo procurado na arte e vice-versa.
Comecei a perceber que muitas pessoas que prestigiavam um evento esportivo estavam lá, não para ver alta performance e desempenho dos atletas os quais participavam da competição, mas sim para ver um espetaculo. Enquanto muitos que iam ao um show de rock, iam para ver alto desempenho e nenhum espetaculo. Explicarei.
No esporte o importante é o resultado positivo e não como ele foi adquirido, tanto que venha por meios legais e seguindo as regras do mesmo. Enquanto na arte o importante é você receber e perceber uma mensagem através dos seus sentidos, seja essa mensagem positiva, alegre, as vezes melancólicas ou mais agitadas que te levem a um delírio corporal ou mental, ou não. Há arte pra tudo.
Pois bem, percebam que as pessoas a sua volta em um evento esportivo, muitas estão lá pra ver algo inusitado e não o esporte como deve ser praticado: de forma seria e eficaz.
Não usarei apenas futebol como exemplo, usarei também o Vale Tudo.

No futebol, uma coisa que me deixou pasmo, foi eu ver um cidadão que dizia que os jogos do São Paulo, não atraiam muitos espectadores, porque o time ganhava, mas ganhava de uma forma feia, sem brilho, sem jogadas de efeito.
Muricy Ramalho, técnico do time disse uma frase perfeita, no meu entendimento:
"Quer ver show, vai ao teatro."
Óbvio, os esportistas treinam para poderem jogar em alta performance e em alto rendimento, com o objetivo de conseguir o triunfo, a vitoria. Isso que deve ser admirado numa equipe, mais do que qualquer outra coisa: A capacidade de, em cada jogo se superar para conseguir novo êxito.

No Vale Tudo, andei falando com um amigo meu que treina na Chute Boxe (Curitiba), e começou a fazer seus primeiros combates em sua categoria. Conseguiu vitorias nos seus primeiros combates e demonstrou uma cabeça perfeita quanto a esse dilema, entre competir pra ganhar ou pra impressionar o publico.
Me dizia que não se importava de fazer o publico delirar nem nada, que entrava no ringue em busca da vitoria, e eu lhe disse que esse pensamento é o certo e que devia focar unicamente nisso, pois era atleta e não artista, ganhava e treinava pra vencer e não agradar.
Porem até mesmo no meio do Vale Tudo existem os caras que querem mais aparecer do que qualquer outra coisa. Existem pessoas que no campo do Vale Tudo, dominam tanto a luta no chão quanto o combate em pé, e sabem que seus oponentes são fortíssimos de combate em pé (Boxe e MuayThai), porém são fracos de chão (Wrestling e Jiu-Jitsu), e por incrível que pareça preferem ficar levando o combate somente na troca de golpes em pé, porque isso agrada mais ao publico, que em sua maioria é leigo e gosta de ver mais "porrada", e não um combate.
Ainda bem que esse meu amigo, atleta disposto e esforçado que é, sabe que no esporte, o titulo, a vitoria vale mais do que qualquer aplauso ou empolgação do publico, porque no final entra para a historia do esporte aquele que foi campeão.
Ou alguém prefere sofrer da sina que a seleção mexicana de futebol sofre:
"Jogamos como nunca, perdemos como sempre."

Ou seja no esporte SIM, existe um vencedor e um perdedor, um melhor e mais eficaz e o menos talentoso e menos eficaz.

JÁ NA ARTE NÃO.

Na arte as coisas mudam, todos precisam apenas se expressar e não existe o melhor ou o pior, mas sim aquele que te encanta ou aquele que não te encanta, porem encanta a outros.
Não existe como comparar, pode-se traçar paralelos, mas chegar a equiparar de forma objetiva, não existe. Aqui os idiotas da objetividade não tem vez.
ARTE é expressão e não tecnica ou formato, é livre... basta vc encantar os espectadores o qual estão presentes ou não para captar a mensagem que vc tem a passar: Seja pela visão, pela audição, pelo paladar, pelo tato ou pelo olfato.
Odeio quando me chegam com discussões inuteis como, "Quem foi melhor, Keith Moon ou Bonham?", "Petrucci ou Kiko Loureiro" bla bla bla...
Eu só respondo: Ninguem foi melhor, porque não existe ser o melhor nas artes, mas existe quem encanta a cada um.

Agora nos esportes, aí sim existe um melhor porque pode-se analisar os resultados de cada atleta e como foi obtido, e de que forma, e contra quem. Ou seja dá pra analisar como foi o DESEMPENHO para o mesmo atigir os exitos ou não.

É isso meus caros, não sou contra a quem quer ver algo bonito nos eportes, mas vá sabendo que o principal dos objetivos é a vitoria. Não fique bravo se o GOL do seu time não veio através de uma bicicleta no angulo, depois do atacante chapelar 3 zagueiros, mas sim de uma canelada que furou a bola.
Já nas artes, não vá ao show do Kiss esperando que o Ace Frehley seja superado pelo Thayer que por sinal é seu fan, mas sim que ele consiga expressar uma boa energia que o velho ACE tinha em sua epoca, e assim conseguir transmitir as boas sensações que a banda passa.
Mesma coisa com as outras artes, não vá ver um artista e fique comparando o mesmo a outro, cada um quer se expressar da sua maneira, mesmo sendo banda cover.

Um comentário:

Sobre:

Minha foto
Alguem que expoe pensamentos, que as vezes precisam ser arquivados. Blog dedicado a isso.