sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sangue, Suor e Regulamento.

Ultimamente no futebol, uma coisa que vem fazendo muita diferença além dos gols, dribles e os canalhas de preto de apito na mão, é algo que não é movimentado pelas pernas dos jogadores e nem ao menos palpavel pelos goleiros, mas sim criado e manipulado pelos cartolas e federações: O regulamento.
Sim meus caros, esse tal regulamento vem fazendo mais a diferença do que Pelé e Garrincha em seus tempos.
Hoje o futebol cada vez mais competitivo e desempenhado em alta performance que é, tende a ter um equilibrio enorme entre todas as equipes, e aí os resultados começam a ficar na maioria das vezes iguais, menos elasticos e com tudo sendo resolvido em pequenos detalhes, e caso isso não ocorra, quem decide tudo é o regulamento.
Se a sua equipe não for mais eficaz que a outra, ou tão menos compentente quanto a outra, torça para ao menos o regulamento estar ao seu lado. Hoje em dia no futebol, não perder no campo, não significa ter êxito, glórias e taças.

Começarei com o exemplo da Suiça na Copa do Mundo de 2006, a qual foi a unica seleção de todo o mundial a não tomar gol, nenhum sequer, mas mesmo assim o regulamento aprontou uma das suas, com um tal desempate chamado de "Tiro direto da marca do penalti", mais conhecido como "disputa de penalties". Enfim, cada vez mais o acaso vai tomando conta do futebol, e creio eu que dão muitas brechas para o imponderavel se instalar no futebol.
Vão me responder que futebol é bom por causa disso, porque as vezes não ganha o melhor, que nem sempre o futebol dá aquilo que merece, a quem merece etc.
Eu não to questionando isso, eu to questionando o fato do regulmento dar ou tirar o êxito de alguem. O futebol em estado puro, ou seja, dentro do campo no onze contra onze, que devia ser responsavel pela magia e pela surpresa, e não um regulamento criado. Isso é o que deveria ser, mas não é, hoje em dia o regulamento é uma coisa que muda a historia e que cabe as equipes aceitarem. Vejam a Copa do Brasil, Libertadores, a Uefa Champios League que equipes eliminam equipes, e consequentemente avançam na competiçao com empates, sem nem ao menos serem superiores aos adversarios, apenas fazendo mais gols fora de casa e levando menos em casa.
Sim, o regulamento, as vezes, é algo até mais cruel que isso, basta vocês pegarem o exemplo do Brasil de 1978, que foi eliminado invicto por conta de um regulamento que era totalmente suscetível a manipulações tanto dentro quanto fora do campo.
O Zico mesmo dizia que perdera três Copas do Mundo (1978, 1982, 1986), sendo que ele só perdeu um jogo em toda a sua carreira como jogador em Copas do Mundo: Aquela fatídica derrota em Sarriá.
Mas infelizmente galinho, o regulamento faz parte do jogo e devemos aceita-lo.
Muitos me falam que o Fluminense perdeu a Libertadores 2008 para a LDU. Não, não é verdade, ele não ganhou da LDU, mas também não perdeu para a mesma, ele perdeu pro regulamento que entregou a taça a LDU. Mas porisso o titulo equatoriano é menos válido? Cabe a gente aceitar e saber que um dia o regulamento que nos tirou, hei de nos dar no futuro.
Ainda bem que em 1981, pelo bem do futebol, naquela libertadores, não tinha esse negocio de disputa de penalties mas sim um jogo extra, até porque em disputa de penalties você iguala o pior ao melhor, e aí o Cobreloa, time que só sabia dar bordoadas, poderia se aproveitar.
Outro exemplo que eu pego é o Flamengo de 1987. Era melhor, tinha jogadores e jogadores na seleção, venceu com honra a Copa União, mas havia um regulamento no meio do caminho / no meio do caminho havia um regulamento. Na hora de se consagrar como o campeão brasileiro, o regulamento foi ignorado pelos rubro negros cariocas, e vocês sabem né, o regulamento não perdoa, a taça foi parar na Ilha do Retiro e coroou o Sport como legítimo campeão brasileiro de 1987. Do mesmo jeito que o regulamento tirou 10 anos antes, o titulo do Atletico Mineiro em 1977.
Mas existe também o regulamento que pelo menos fez justiça, como o de 1997, que deu o brasileirão ao Vasco, diante do Palmeiras, mesmo ambas equipes empatando os dois jogos finais em 0x0. O Palmeiras não perdeu para o Vasco, nem o Vasco venceu o Palmeiras. O Palmeiras sucumbiu diante do regulamento, e o Vasco alcançou a glória de forma justa, através do regulamento que nesse ano beneficiou o melhor.

A verdade é que muitos dizem que o futebol é injusto, mas grande parcela dessas injustiças do futebol, se dá devido aos regulamentos malucos e mal feitos, o que não vem a ser o futebol em essencia, mas sim algo elaborado por cartolas e dirigentes.
Não que seja vergonha vencer no regulamento, mas que é estranho é. Imagina na final de 1970, tudo acabando na igualdade, e uma moeda jogada pro alto determinando o campeão.
No final de tudo, concluo que não basta um time ter jogadores bem entrosados entre si, que não basta um club ter uma boa comissão tecnica, se a equipe não tem boa afinidade com a competição e seu regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre:

Minha foto
Alguem que expoe pensamentos, que as vezes precisam ser arquivados. Blog dedicado a isso.