sexta-feira, 26 de junho de 2009

Manipula-me e te "devoto".

Quem nunca fez algo por medo? Quem nunca fez algo por uma recompensa? Quem nunca fez algo sem nem ao menos pensar antes, se o que é feito tem sentido?

Meus caros, vos digo que a manipulação, passa por isso tudo que perguntei a vocês nessas primeiras linhas e que nós estamos sendo usados e manipulados por esses metodos.

Vamos analisar a primeira pergunta:
Creio que todos já fizeram algo, que nem ao menos planejaram lucidamente, por medo. Isso é comun desde que somos crianças e não satisfeito se dermos muitas brechas, isso é comun até na fase adulta.
Percebam que há muito, que o medo é usado para manipular seja uma criança, seja uma grande massa ou até mesmo uma nação.
Religião, politica, educação infantil... Sim o medo é algo muito eficaz nessas areas para você conseguir manter um controle e impor suas vontades.
Começaremos pela educação infantil.
Vejam que uma das primeiras armas dos pais e alguns "educadores", quando eles não veem sendo ouvidos e obedecidos pelas crianças, é apresentar um mito o qual a criança tenha medo, para que a mesma fique impactada e ouça o que é dito pelo tal educador que alí está cobrando-a uma conduta, que o "educador" crer ser a melhor.
Percebam que o bicho papão, velho do saco, boi da cara preta entre outras lendas, são fortes aliados dos pais que querem ser obedecidos por seus amados filhos.
Melhor amedontrar do que instruir, é bem mais cômodo, simples e eficaz.

Bom ainda falando da potente arma que é o medo, vamos agora para o campo da politica social a qual percebe-se muito uso desses metodos.
O primeiro exemplo a ser visto, são o dos Estados Unidos da America que até hoje, tem como arma de seu governo, a politica do medo. Vejam que os americanos ao longo da historia, sempre estão lutando contra um inimigo em comum que tem que ser destruido a qualquer custo e que no caso, quem for o governante da epoca, esse não poderá medir esforços para destruir esse inimigo e manter a nação intacta e segura, e aí como esse inimigo é inventado, não há com o que se preocupar de fato, mas o povo tem que acreditar que o inimigo existe e não satisfeito tem que teme-lo, porque se não, além do povo não ceder nas coisas que o governo impor, a proposta de eleição da maioria dos candidatos se enfraquece e aí começarão a questionar outras coisas que no fundo deveriam ser omitidas, e que não é muito bom ter a população cobrando, pois não deveria nem ter caído na boca do povo.

Assuntos como economia global, poluição e outras coisas que o Michael Moore adora investigar.

O inimigo do passado era o comunismo, esse foi deixado de lado e agora o oponente a ser batido é o terrorismo. Os mesmos grupos, antes financiados pelos americanos para combaterem o comunismo, hoje estão fazendo o papel do inimigo. Sinceramente, eu creio que tudo está sob controle e apenas o teatro vem sendo executado, para a manipulação continuar.


No caso da religião, a manipualação se dá pela mesma invenção de mitos, que se inventa pra se manipular uma criança, a diferença é que nesse campo, se manipula uma massa que deverá atuar conforme o interesse dos integrantes do alto escalão da seita, além de que tudo é um pouco mais elaborado, mas pensando bem, nem tanto. Outra coisa diferente é que a sanção negativa, não vem nessa vida, mas sim numa outra, depois que você perecer nesse plano.
Ou seja, é mais complexo para alguns e assustador para milhares outros.
O medo não é do boi da cara preta e muito menos da cuca, mas sim de seres como o diabo, demonios e lugares de sofrimento, como o inferno e até mesmo existe o medo das sanções negativas que os seguidores da propria religião podem impor a essa pessoa que sair da linha de comportamento que é pregada. Observando tudo isso eu me pergunto se livre arbitrio existe mesmo, porque vejamos: Você tem a liberdade de fazer o que quiser, mas se o fizer, você vai sofrer para o resto da eternidade. Que diabos de livre arbitrio é esse? Se realmente eu pudesse fazer o que quizesse, eu não teria que me preocupar com sanções e apenas o faria sem maior temor. Claro que eu não estou pregando que se tenha liberdade para prejudicar a vida do proximo, só porque quero exercer o meu direito de livre arbitrio, até porque você tem que saber ponderar o que é harmonico e o que não é. É diferente do bem e do mal. É uma questão de saber o que prejudica ou o que ajuda uma pessoa, e isso vai de cada um, há gestos que se encaixam a alguem, que não se encaixam a outro.
Enfim, fugi um pouco do assunto, mas expondo esse ultimo ponto, é uma maneira de fazer você pensar o que realmente é espontaneo e benefico e o que não é. Faça a analise.

A segunda pergunta é sobre fazer algo por uma mera recompensa, que sinceramente nem vem a ser algo solido e gratificante. Na maioria das vezes o ser humano faz as coisas para não perder, e não para ganhar. O medo pela sensação de perda, é maior do que a gana pela sensação de ganho.
Ou seja, vamos novamente ao exemplo da criança que o "educador" quer fazer-se ouvir. Quando você oferece um doce, um brinquedo, uma recompensa a criança, porque ela fez o dever de casa ou tirou uma grande nota, ela mais fez pra não deixar de ganhar o que foi oferecido, do que por ter ciencia de que isso é bom pra ela, e que com esse aprendizado, ela sai ganhando.
A motivação não tem que ser essa. Já ouvi historia de pessoas que perderam um carro do pai, porque não passaram no vestibular. A motivação foi invertida, muitos não fazem mais as coisas por sua evolução, mas sim para não perder a "aposta" ou a recompensa. O valor a ser passado não tem que ser esse. Estão usando psicologia de treinamento canino, com humanos.

O mesmo eu vos digo sobre a politica social que empregam em alguns países, como nos EUA novamente. Me lembro que quando estive lá terminando o meu colegial, recordo que tinha uma penca de jovens da minha faixa etaria, querendo entrar no exercito e sonhando com a carreira militar. Nada errado com isso até agora, o problema é que eles não queriam ingressar no exercito por contribuirem com seu meio social, mas sim porque queriam ir para combates e voltarem com status de herois e terem medalhas e condecorações que se vocês forem ver, foram por causas que não ajudaram em nada na melhoria do mundo e de sua sociedade, pelo contrario.
Faz parecer que um soldado que matou trocentos inimigos e derrubou inumeras estruturas do oponente, é mais valioso que um soldado que se doou para uma causa social, que ajudou a manter a paz e que salvou milhares de vida nativas aonde esteve atuando.
Eu fiquei pasmo como quase ninguem, pra não dizer ninguem, queria a vida militar por causa das causas mais nobres, mas sim por causa da adrenalina de pegar um fuzil e sair dedando na direção dos inimigos para depois voltar como heroi de guerra e aparecer em rede nacional.
Que baita recompensa hein? É assim que eles conseguem convencer jovens e jovens a arriscarem suas vidas, por essa mera medalhinha e 15 minutos de super homen, para a nação toda ver. E mesmo que isso custasse as suas vidas, eles ainda acham que vale a pena. Sendo que os que sucumbiram nas batalhas ganham uns segundos na tv, aparecendo uniformizados na sua foto de militar, como se isso fosse confortar a familia. Não, não vale de nada ou será que vale?
Engraçado isso, dois inimigos que usam as mesmas tecnicas para recrutarem, até porque a maioria dos grupos terroristas usam da mesma tecnica e ainda envolvem a religião.

Falando em religião, se você não for punido, você ascende a plenitude, sendo que você passará a eternidade sem os sofrimentos da vida terrena, e ficará lá com toda tranquilidade, paz e tudo que é bom. Você não ganhou nada, mas deixou de sofrer. Você está lá porque não está sofrendo e não porque você está fazendo algo. Você apenas existe lá, o que deve ser bem melhor do que ficar no limbo do submundo sofrendo.
Enfim, não sei o que se faz lá, mas não sofrer, não significa ter prazer. Ou seja, mais uma vez as pessoas fazem as coisas, mais para não perderem, que para ganhar.

No final de tudo, se as pessoas pensassem o sentido das coisas, elas poderiam fazer as mesmas coisas que elas sempre fizeram, de uma forma mais prazerosa e eficaz, ou seja, algo que de fato fez a diferença em seu meio e não apenas por prevenir possiveis coisas ruins, mas sim para despertar as coisas boas. E assim elas poderiam tambem ter o controle de tudo que elas fazem, e não ficariam totalmente nas mãos de um meio manipulador.

Um comentário:

  1. Nobre amigo Ziguifredo, que bom te ver por aqui!
    Fiz referência à sua amada pessoa em meu blog!

    Saudações chapadinhenses! =*

    ResponderExcluir

Sobre:

Minha foto
Alguem que expoe pensamentos, que as vezes precisam ser arquivados. Blog dedicado a isso.