terça-feira, 16 de março de 2010

O primeiro carro a gente nunca esquece...

Eu confesso, eu nunca fui muito apegado a nada, principalmente a coisas materiais. Eu sempre fui descolado, sempre soube ter e não ter as coisas e as pessoas. Sempre achei idiotice aqueles que tratavam objetos, com algum sentimentalismo ou algo do genero. Normalmente, vejo muitas pessoas fazerem isso com seus carros, como se eles tivessem vida. Amigos, os carros não tem vida, mas agem como se tivessem. Eles parecem sim ter. Posso até dizer, que um carro pode ser o melhor amigo do homem.
Esse sentimento diferente em relação aos carros (principalmente com o meu), apareceu depois que eu soube que meu pai vai me agraciar com um novo veiculo. Nada contra, obvio que um dia eu teria que trocar de carro, pois nada é para sempre, ainda mais nessas ruas esburacadas de nossas cidades, no meu caso São Luis.
Acontece meus caros, que dessa ultima vez, a qual estava eu dentro do meu carrinho, eu comecei a pensar e a falar sozinho, coisas do tipo: "É meu caro, foi um prazer e obrigado por tudo." Como se o carro fosse uma pessoa que tivesse me prestado um serviço e que estava se despedindo de mim.
Ah, com certeza posso dizer que não há nada mais cumplice na vida de um homem que um carro. Ele viu tudo, ele sabe de todas, ele que me levou para conhecer os lugares, que eu nem imaginava que existiam, ele esteve comigo nas horas boas e nas ruins, fora que pessoalmente, o meu VW Gol, de cor preta e do ano de 2005/2006, nunca me deixou na mão... Quero dizer, no prego! Meu pai foi quem me presenteou, com ele. Nunca me esqueci do velho homem chegando com uma lista de carros, que seriam leiloados e então me pediu para escolher um entre mais de 100 opções. Eu sinceramente, não escolhi bulhufas, pois não entendia e não entendo nada de carros. Eu não me importava, falei pra ele trazer qualquer um, pois eu estava aceitando até jegue de motor. Então ele me vem com esse Golzinho, minto...Esse Golzão, sem ar, sem direção e somente com duas portas. Desde então muitas pessoas e situações se passaram na minha vida e digo, que quase 80% são devido a esse carro.

Sério, passa um flash na sua cabeça. Você começa a lembrar de historias e depois percebe que a historia do carro se confunde com a sua. Ele, o carro, viu o começo, o meio e o fim do seu namoro. Ele viu todas as moçoilas, as quais você deu carona e depois fez rolar, ou não. Ele guiou e foi o porto seguro de amigos seus, que vezes estavam bebados, vezes estavam apenas precisando de um ombro amigo ou até mesmo somente de uma carona.
Nas noites boas e nas ruins, nas noites em que você voltou acompanhado ou nas noites solitarias da praia do Araçagy. Ele sabe e tem a noção exata de quantas passaram pelos seus bancos. Ele também sabe de quantas poderiam passar, mas não passaram, pois não deram abertura ao seu dono, o fazendo voltar sozinho pra casa.
Ele era um espião na casa do amor, pois ele sabia os segredos e os desejos. Ele era a casa do amor, pra falar a verdade. Quantos bairros ele visitou comigo, para deixar amigos e amigas.
Meu carro, até minhas notas academicas ele sabe, até porque foi ele o reduto de provas e provas, que em seu banco traseiro, ficaram esquecidas. Ele sabia do meu gosto musical e quando um ritmo ou uma banda se adequava ao momento. Certos momentos era a vez do Jazz, outras do samba de raíz e muitas outras do bom e velho Rock n Roll! O clima desejado é que ditava.
Ele esteve comigo comemorando vitorias e chorando derrotas do Fluminense. Quem não se lembra dele no meio da carreata, com sua buzina alegre e barulhenta como a de Abelardo Barbosa, depois que o tricolor foi campeão da Copa do Brasil de 2007? Assim como ele também já me guiou em noites melancolicas, onde o céu estava cinza, me dando teto, com a fidelidade canina, que os carros também possuem. Dizem que o cão é o espelho do dono, com o seu carro não é diferente, pois até mesmo no curta metragem, que eu atuei, ele também fez uma ponta, como o carro do protagonista. Fora as discussões com flanelinhas metidos a sabichões! As saídas do shopping, sem pagar!
Eu admito, eu não cuidei dele do jeito que ele cuidou de mim.
Eu entendo agora porque alguns se apegam a seus carangos. Eles são um livro mais que aberto, eles são historiadores, eles guardam o momento. Nas loucuras, nas alegrias ou até mesmo nos pudores e nas tristezas, eles estão lá para nos levar para casa, sabendo que amanha é um novo dia e que tudo há de ser melhor. E no fim, a maquina sempre estará pronta, para me acompanhar e saber das minucias da minha vida.É, talvez no futuro eu até tenha carros melhores e que atraiam mais mulheres e chame mais atenção de colecionadores ou quem for que goste de automotivos, mas o fato é que no quesito historias esse meu primeiro carro, o Gol preto, não fica atrás de nenhum outro. É amigos, eu aprendi, a me acostumar, a sentir saudade das pessoas, já que todos os amigos que tenho em vida, dificilmente poderei uni-los em um só lugar, por eles viverem em lugares diferentes e longe uns dos outros. Mas to vendo agora que um carro pode te deixar mal, por simplesmente ter estado com você em momentos, maravilhosos ou até mesmo momentos dificeis. Claro, no fundo eu sei que é só uma caixa de metal, aparelhada com rodas e um motor, mas isso mostra, que as vezes um mero objeto inanimado, pode te dar muito alento. E pensar que há seres humanos, que não nos dão tanta segurança e alento, como um mero carro. Ora chamado de "ameixa" por ser muito amassado, ora chamado de "Motel Hell", por causa de brincadeiras. Na verdade o que menos importa é o nome. O mais importante é lembrar que você ganhou muita kilometragem na vida, por guiar aqueles volantes, rumo sabe-se lá para onde!

6 comentários:

  1. Olá Lucas,tenho gostado muito dos seus textos. Esse do "Primeiro carro" é muito bom! Continue assim, garoto! Abração

    ResponderExcluir
  2. Ai dip, eu quase choro. HUAHUAHUAHUAHUAHUA!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda tenho um gol quadrado , muito velhinho , que me deu muito alento...as vezes penso em reforma-lo , outras em vende-lo... ah!!!! nosso primeiro carro...
    Lucas,gostei!
    Paulo

    ResponderExcluir
  4. Agora é hora de cuidar e desfrutar do seu novo companheiro de rodas...
    Amo tudo que vc escreve.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. simplesmente perfeito!
    =D

    ResponderExcluir
  6. Ai eu choro meu amigo, me lembro do meu nelorao (gol g4 2012) que por um acaso do destino foi tirado de mim.

    ResponderExcluir

Sobre:

Minha foto
Alguem que expoe pensamentos, que as vezes precisam ser arquivados. Blog dedicado a isso.